Tutorial- Como fazer sombreamento




Olá pessoal. Na postagem anterior eu dei dicas para desenhar retrato. Eu havia falado que iria fazer um tutorial mostrando como fazer o sombreamento do esboço que eu fiz do retrato. Se você não viu o esboço clique aqui para ver.
 Hoje estou aqui para mostrar como eu fiz o sombreamento desse desenho, acompanhem logo abaixo.


Primeiro de tudo devemos analisar a foto do retrato. Podemos analisar na foto que no canto da testa esta escuro, e no final do lado direito  está batendo luz. Dessa mesma forma temos que reproduzir no desenho veja o exemplo da imagem acima. Com o lápis 4B eu fiz o sombreamento do lado mais escuro e com o lápis HB eu fiz o sombreamento do lado mais claro(onde está batendo a luz).



Para sombrear o olho eu usei o esfuminho para espalhar o grafite. Essa região é mais escura, então eu usei o cotonete também para suavizar.


O olho da pessoa do retrato é bem escuro, portanto eu usei o lapís 6B no olho.

 Eu passei uma camada, depois eu esfumei em seguida apaguei com uma borracha oque eu havia feito e fiz de novo para ficar bem escuro o olho. 


Nos óculos eu usei o lápis 6B também. Para ele ficar no tom que eu desejava eu usei aquela técnica de apagar com uma borracha, fiz isso umas 2 vezes.


Uma vez que terminei de sombrear a testa e o olho, agora eu analisei aonde serão as partes mais escuras da bochecha e queixo. Sempre faça essa analise em seu desenho, olhe no retrato e veja oque você terá que escurecer.

Agora com o lápis 6B eu comecei a escurecer as bochechas.
 Não podemos deixar riscos no sombreamento, portanto cuidado na hora de sombrear as expressões do rosto. 
Para esfumar o desenho você pode usar um pedaço de papel higiênico. Não use dedo, quero alertar você em relação a isso, O dedo pode deixar o seu desenho manchado, você pode usar: algodão, cotonete, esfuminho, papel higiênico ou lenço de papel, mas não use o dedo.


Com o lápis 4B eu fiz o sombreamento da boca, faça com cuidado de forma leve.


O pescoço eu fiz o sombreamento com o lápis 4B e usei o esfuminho para esfumar e causar essas expressões. 


Por ultimo o cabelo. 
No cabelo deve haver muita paciência porque se for fazer rápido não vai sair muito bom. Eu usei o lápis 6B nele.
Finalizado.
Espero ter ajudado você com essas dicas de sombreamento.
Deixe o seu comentário. Beijos



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário